Quando Jesus disse Eu e o Pai somos um (João 10.30), o que
Ele quis dizer? O gênero da palavra grega para “um”, nesta passagem, não é
masculino, mas neutro, designando o Pai e Jesus não como uma pessoa, mas como
uma entidade (“um objeto”). A afirmação clara da divindade de Jesus no
Evangelho de João é surpreendente, uma vez que suscita algumas questões
importantes a respeito de Sua relação com Deus Pai. Se Deus Pai – Yahweh, o
grande “Eu Sou”, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó é Deus, e Jesus é Deus – quantos deuses são, afinal?
Na mente do judeu do primeiro século, isto realçou o espectro do diteísmo (crença em duas divindades), o qual violava a crença honrada da época em um só Deus, apenas. Esta é a rotina dos judeus enunciada diariamente no credo deles, o Shema (a partir da palavra hebraica “ouvir”): Ouve, ó Israel: O SENHOR nosso Deus, é o único SENHOR (Dt 6.4).
Isso torna ainda mais notável
que o evangelho de João corajosamente não atribui a divindade somente ao Pai,
mas também a Jesus (especialmente em 1.1, 18; 20.28). Mais de uma vez, os
adversários de Jesus tentam apedrejá-lo por blasfêmia (8.59; 10.31), onde a
acusação central é que Ele, um simples homem, fez de si mesmo o Filho de Deus.
Como exemplo, veja João 19.7:
Nós temos uma lei, e de acordo
com essa lei ele deve morrer, pois se declarou Filho de Deus. (Almeida
Século 21)
Como, então, devemos levar em
conta a afirmação da divindade de Jesus por judeus monoteístas, como os apóstolos,
que, aparentemente, não enxergavam uma contradição insanável entre a crença em
um Deus e a adoração a Jesus? Em suma, a resposta é esta: eles acreditavam que
a identidade de Jesus estava interligada a Javé, o Deus de Israel, de tal forma
que Ele e o Pai eram um, ao passo que ao mesmo tempo eram duas pessoas
distintas. Mais tarde, essa afirmação tornou-se o alicerce sobre o qual os pais
da igreja construíram a doutrina da Trindade – a crença de que existe um só
Deus em três pessoas: Pai, Filho e Espírito.
Assim, é impossível dividir
Jesus e o Pai; ambos são divinos, e a missão deles é igualmente única.
Autor: Andreas
Kostenberger
Fonte:
Ligonier Ministries
Tradução:
Leonardo Dâmaso
Divulgação: Reformados
21
Você está autorizado a
compartilhar os artigos deste blog para republicações, desde que informe o
autor, tradutor (quando houver) e as fontes principais e intermediárias,
inclusive o Reformados 21. Não é permitido a alteração do conteúdo original e a
utilização para fins comerciais.