A sua ordenação foi um ato de
singular importância. No Conselho da Igreja local, ou numa Reunião do
Presbitério, ou num culto público, você respondeu solenemente algumas
perguntas, diante de Deus, das autoridades instituídas por Ele, tendo parte da
Igreja de Cristo como testemunha. Após ter se comprometido com um claro e
audível SIM, você se ajoelhou, num ato de submissão, e demonstrando verbalmente
aceitação e compromisso confessional, foram impostas mãos sobre a sua cabeça
para a ordenação como um oficial da IPB.
Alguns dias depois você começa
em suas conversações a desdizer o que declarou publicamente. Os seus sermões,
estudos e simples conversas informais levantam discordância da identidade
confessional da IPB. Apresenta-se mais "aberto", mais tolerante, e
fala num tom mais inteligente e atraente do que os tradicionais, a quem se
refere como obscurantistas e frios. Critica o crescimento da igreja local e da
IPB, questiona a rigidez da teologia, bem como o desprezo gratuito pelo
neopentecostalismo, e começa a afirmar que precisamos de sermos mais práticos,
mais piedosos, mais fervorosos. Entretanto, o seu discurso não é em direção da
verdadeira piedade, mas sim, para uma mudança de paradigma. A liderança adota nova
linguagem: vivemos para relacionamentos e para uma nova visão! Assim, se
investe em estrutura, marketing, slogans, expressões afetivas e menos conteúdo
doutrinário, menos profundidade bíblica.
Em seguida, você fala abertamente de suas discordâncias doutrinárias. Por exemplo, afirma ser a favor da contemporaneidade dos dons revelacionais. Dá oportunidade para que os irmãos "manifestem" estes dons [línguas e profecias] casos os tenham ou queiram buscá-los. E que não tenham medo do presbitério, afinal, eles têm a chancela do pastor e dos presbíteros. Toda experiência espiritual é válida e deve ser buscada.
O culto passa a ser mais
musical, menos pregação, mais oportunidade aos irmãos, mais experiência e menos
Escritura. O emocionalismo toma conta. O fervor emocional, sincero acima de
tudo, domina o ambiente e faz com que as pessoas comecem a manifestar as suas
experiências "com o Espírito". A partir daí algumas caem, outras
choram, pulam, ou andam de um lado para o outro, e outros ficam assustados por
não saberem discernir o que está acontecendo. Então o pastor declara,
ratificando o momento, que tudo é obra do Espírito Santo. Duvidar é pecar
contra Ele, é correr o risco de blasfemar! E, quem é que vai questionar?
A identidade confessional
acabou! Acabou a ordem, acabou a centralidade da Escritura, findou a ordem e
decência do culto, esgotou a vergonha de mentir, não existe mais qualquer
compromisso com os juramentos feitos no dia da ordenação. A santidade
divorciou-se da ética. Manter a palavra do juramento solene é algo
completamente ignorado, senão intencionalmente desprezado. Nesta altura, o
"seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’" (Mateus 5.37), é
esquecido. A desonestidade causa amnésia ética confessional.
Tudo virou uma mentira. Você é
um oficial presbiteriano, quer seja pastor, presbítero ou diácono, mas na
realidade, intencionalmente ignora, despreza ou ridiculariza a identidade
confessional da IPB. Tudo o que você herdou é substituído por modelos do
pentecostalismo. Todo seu treinamento teológico é cambiado por livretos,
doutrinas e materiais que afrontam as decisões do Supremo Concílio da IPB, bem
como os Padrões de Fé de Westminster.
Por isso, desejo apenas
lembrar as perguntas que algum tempo foram questionadas em sua ordenação:
Perguntas
constitucionais de ordenação
1º. Vocês confessam crer que
as Escrituras do Velho e Novo Testamento são a Palavra de Deus, e que esta
palavra é a única regra infalível de fé e prática?
2º. Vocês recebem e adotam a
Confissão de Fé e os Catecismos desta Igreja como fiel exposição do sistema de
doutrina ensinado nas Santas Escrituras?
3º. Vocês sustentam e aprovam
o Governo e a Disciplina da Igreja Presbiteriana do Brasil?
4º. Vocês aceitam o ofício
[presbíteros regentes e diáconos] desta Igreja, e prometem desempenhar
fielmente todos os deveres deste cargo?
5º. Prometem, ainda, procurar
manter e promover a paz, a unidade, a edificação e a pureza da Igreja?
A Escritura Sagrada adverte:
Não mintam uns aos outros,
visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram
do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.
(Colossenses 3:9-10)
Autor:
Ewerton B. Tokashiki
Fonte: Estudantes de Teologia