Algo perceptível em religiões
não cristãs não é a falta de alegação de milagres e curas, pois existem alegações
em abundância. A dessemelhança com o cristianismo residiria apenas que os ditos
“milagres” não são realizados em nome de Jesus.
Mais de quinze mil pessoas por
anos dizem ter sido curadas em Lourdes. Testemunhos de curas são relatados em
cada edição do Sentinela da Ciência Cristã. Muçulmanos paquistaneses dizem que
um de seus reverenciados santos, Baba Farid, tem curado pessoas de doenças
fatais e percorrido longas distâncias em segundos. Milhares de hindus, a cada
ano, dão testemunho de curas no templo dedicado a Venkateswara, em Tirupathi.
Alguns seguidores do budismo relatam outras espécies de curas.41
A posição clássica da reforma
é que os milagres têm a função de autenticar a revelação vinda da parte de
Deus. Mas uma interrogação surge: como podemos relacionar isso ao fato de que a
Bíblia diz que falsos profetas podem realizar milagres pelo poder de Satanás
(Mt 7.22-23; Mt 24.23-26; 2Ts 2.9-12)? R. C. Sproul resumiu a questão da
seguinte maneira:
Se um não agente da revelação
é capaz de realizar milagres, como os milagres podem funcionar como provas do
testemunho de um agente da revelação? Se agentes e não agentes da revelação
podem realizar milagres, que valor de testemunho pode existir em um milagre? Se
um falso profeta pode realizar um milagre, o verdadeiro profeta não pode apelar
aos milagres como provas de sua própria posição. O problema fica mais difícil
quando vemos que o Novo Testamento apela aos milagres dos apóstolos como provas
de sua autoridade, o que é claramente um apelo ilegítimo e um argumento falso
se é verdade que os não agentes da revelação podem realizar milagres.42
Afinal de contas, os milagres
alegados por Satanás são milagres genuínos ou meros truques? Satanás tem poder
de realizar milagres autênticos em favor de uma causa maligna? Ou os milagres
de Satanás são falsas ilusões? Há muita divergência nas respostas dadas a essas
interrogações. No entanto, na certeza que Satanás é um ser criado (Cl 1.15-16),
finito em poder (Ap 20.10) e pai da mentira (Jo 8.44), creio que os seus milagres
não passam de meros truques. Portanto, seus milagres são semelhantes às mágicas
realizadas pelos ilusionistas nos circos, embora com muito maior poder de
persuasão (Mt 24.24). A não aceitação disso, ao entender que os milagres de
Satanás são genuínos, faz com que o apelo bíblico de que os milagres são
credenciais da revelação perca todo o seu sentido.
Geisler apontou algumas
características dos milagres verdadeiros vindos de Deus e os falsos milagres de
Satanás:43
MILAGRE DIVINO SINAL SATÂNICO
Ato realmente sobrenatural Apenas um ato supranormal
Sob o controle do Criador Sob
o controle da criatura
Nunca associado ao ocultismo Associado ao ocultismo
Ligado a Deus Frequentemente ligado a
deuses panteístas ou politeístas
Associado à verdade Associado ao erro
Associado ao bem Associado ao mal
Envolve profecias da verdade Envolve
profecias mentirosas
Glorifica o Criador Glorifica a criatura
NOTAS:
41. CARSON, D. A. O propósito
de sinais e maravilhas no Novo Testamento. In: HORTON, Michael Scott (Ed.).
Religião de poder. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 1998, p. 79-80.
42. SPROUL, R. C. Milagres
falsos. [artigo]. Disponível em:
<http://www.monergismo.com/textos/pentecostalismo/milagres_falsos_sproul.htm>.
Acesso em 23 abr. 2011.
43. GEISLER, 2002, p. 577.
Autor:
Jefté Alves de Assis
Trecho extraído do ensaio O
DESÍGNIO REVELATÓRIO DE DEUS PARA OS FEITOS MILAGROSOS: Uma avaliação da doutrina carismática da contemporaneidade da
providência extraordinária
Fonte:
Monergismo