Introdução
A crença de que a oração na
madrugada é “mais forte” do que em outros períodos do dia, e que é respondida
lestamente, é bastante popular no cenário pentecostal e neopentecostal. Os
adeptos dessa crença afirmam que na
madrugada a fila é menor, porquanto não muitos cristãos têm o hábito de
orar entre às 00h00min e 06h00min; por isso a oração efetuada com afluência
neste horário é respondida por Deus quase que imediatamente. Segundo os pentecostais e neopentecostais,
a razão de Deus abençoar mais rapidamente os que mantêm o hábito de orar na
madrugada é porque Provérbios 8.17
ensina que “Deus” ama os que o amam, e os que de madrugada o buscam o acharão.
(ARC)
Todavia, existem algumas variações nessa crença quanto ao horário das
orações realizadas na madrugada. Muitos cristãos gostam de orar às 03h00min.,
pois são ensinados por seus pastores influenciados pelo misticismo gnóstico que
nesse horário existe uma atmosfera mais espiritual, mais profunda, onde os
cristãos podem alcançar níveis maiores de intimidade com Deus. Porém, a maioria
dos cristãos pentecostais e neopentecostais creem que um dos melhores horários
para se orar na madrugada é às 00h0min, pois esse é o momento de guerra espiritual, em que batalhas são
vencidas, dizem alguns. Para ratificar essa ideia, os cristãos recorrem a outro texto da
Escritura – Atos 16.25-26.
Sendo assim, Provérbios 8.17 e Atos 16.25-26 são os textos utilizados como “base” de que a oração
na madrugada é mais eficaz do que em outros horários do dia, pois desemboca em
bênçãos extraordinárias, como foi no caso de Paulo e Silas.
Explanação
É imprescindível ressaltarmos
que a oração na madrugada não é uma prática errônea ou pecaminosa. De modo
nenhum! Pelo contrário, como cristãos, devemos orar diariamente. A comunhão com
Deus que dimana de uma vida de oração é fundamental em todos os horários do
dia. No entanto, quero enfatizar neste artigo (1) a interpretação correta dos
textos supracitados em contraste com a interpretação equivocada de muitos
pastores e cristãos sinceros, porém incautos, e (2) destronar o misticismo
gnóstico pentecostal e neopentecostal de que a oração na madrugada é um tipo de
magia especial, da qual emanam as bênçãos
divinas apressuradas.
Análise
de texto
Provérbios 8.17 – Eu amo os que me amam, e os que de madrugada
me buscam o acharão...
A sabedoria é um dos
principais temas no livro de Provérbios. Do capítulo 1.8 até 9.18, vemos um
esboço compilado de breves conselhos práticos que expressam a sabedoria divina
e eterna. O objetivo desses conselhos divinos, todavia, é levar o leitor a
refletir em como aplicá-los nas diversas situações da vida.
Nos capítulos 8 e 9, a
sabedoria é atribuída aos homens. No capítulo 8 “ela está disponível para os
mais simples (8.2, 5), mas também é profunda: se o próprio Deus não fez nada
sem sabedoria (8.22-31), quem somos nós para tentar orientar as nossas próprias
vidas sem ela?”1 Personificada como uma mulher no capítulo 8, a
sabedoria, no capítulo 9, “é contrastada com a mulher louca. Elas têm métodos
similares, pelo fato de que ambas se assentam nos lugares mais conspícuos da
cidade (8.2-3; 9.3, 14) e convidam os simples (8.6; 9.5, 16). A sabedoria
oferece recompensas que são mais valiosas do que qualquer tipo de riqueza
(8.10-11, 18-19), ao passo que a mulher louca recomenda a doçura das “águas
roubas” e a suavidade do pão comido às ocultas (vs.17). As consequências
conectadas com estas escolhas são completamente opostas. Os convidados da
Sabedoria recebem muitas bênçãos (8.34-35), mas os que se voltam para a loucura
perecem e estão nas profundezas do inferno (vs.18).”2
Via de regra o capítulo 8
descreve a excelência da sabedoria. O trecho que vai dos versículos 14-21
realça não os beneficiados (vs.14-17) e as bênçãos (18-21) de buscar a
sabedoria, mas, a própria sabedoria. Os pronomes pessoais – eu e me,
e o pronome possessivo meu, são
enfáticos, e referem-se à sabedoria. Entretanto, o seu amor é experimentado
pelas bênçãos de quem a recebe (vs.18-21). Quanto às bênçãos da sabedoria,
certamente elas são de caráter material (3.16; 22.4), embora o aspecto
espiritual predomine. Acerca do caráter espiritual das bênçãos da sabedoria,
Derek Kidner observa:
Se os homens em posição de
autoridade (vs.15-16) precisam de sabedoria, é visando a justiça, e não as
vantagens. Se ela confere riquezas (vs.18), estas se vinculam com a honra e a
justiça (embora justiça possa ter seu significado secundário, “prosperidade” no
versículo 18, forçosamente tem seu sentido primário e moral no versículo 20). O
versículo 19 deixa a questão fora da dúvida, e vai ainda além dos versículos
10-11. A sabedoria não somente é excelente do que o ouro, assim como a fonte
toma procedência sobre o produto; o próprio produto (fruto) da sabedoria é
melhor do que o ouro.3
Diante disso, a expressão eu amo os que me amam descreve
simplesmente o amor que a sabedoria possui por aqueles que a amam, buscam e
desfrutam de suas bênçãos. Provérbios 8.17 não menciona nada acerca da oração
na madrugada, nem tampouco sustenta a crença mística de que na madrugada a fila
para a oração é menor, que o horário é especial,
que a oração possui um poder mágico e
que Deus a responde mais rapidamente do que em outros momentos do dia.
Por outro lado, a sabedoria
tem a ver com a graça de Deus, uma vez que é o próprio Jesus, o qual se
declarou como a encarnação da sabedoria divina (Mt 11.19; Lc 11.49-51; Jo 6.35;
1Cor 1.24-25; Pv 2.4-5; 3.13-15). Com efeito, uma das melhores traduções para
Provérbios 8.17 seria a da ARA, que diz: Eu
amo os que me amam; os que me procuram me acharão,
excluindo, assim, o substantivo feminino “madrugada”. Outras traduções
similares são a Almeida Século 21, NVI e a BJC.
Análise
de texto
Atos 16.25-26 – Por volta da meia noite, Paulo e Silas
oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão
escutavam. De repente, sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da
prisão; abriram-se todas as portas, e soltaram-se as cadeias de todos.
Paulo e Silas foram para a
cidade de Filipos evangelizá-la, permanecendo lá por alguns dias (16.11-12).
Através da pregação de Paulo e de seus auxiliares e companheiros de viagem –
Silas, Timóteo e Lucas, uma mulher chamada Lídia, vendedora de púrpura, foi
convertida pelo Senhor (16.14-15). O evangelismo ocorreu por toda a cidade. Por
conseguinte, quando estavam deslocando-se para orar em certo local, Paulo e
seus companheiros se depararam com uma jovem possessa de um espírito de
adivinhação, a qual os seguia por alguns dias, importunando-os com ulos
(16.17).
Simon Kistemaker afirma que é
provável que os gritos da moça fizeram com que muita gente se reunisse e
ouvisse Paulo e seus amigos. Todos podiam ouvir a mensagem de salvação. Mas os
contínuos gritos da moça passaram a ser um estorvo para o apóstolo na pregação
do evangelho, e o transtorno o perturbou de maneira tal que ele teve de
intervir e se dirigir ao demônio que habitava na moça.4 Paulo
exorciza a jovem e ela fica liberta da ação demoníaca em sua vida (16.16-18).
Contudo, antes de ser liberta
de Satanás, aquela jovem era explorada e trabalhava como adivinha para pessoas
que lucravam com o misticismo que predominava em Éfeso (16.16). Mas quando
Paulo exorcizou o espírito que dominava aquela jovem pitonisa, exorcizou também
a fonte de renda daqueles que a exploravam,5 e presumimos que ela
recebeu o dom da salvação e se tornou membro da igreja filipense.6 Levados às autoridades da
cidade de Filipos pelas pessoas que exploravam a jovem, Paulo e Silas foram
presos (16.24). Então, perto da meia-noite, enquanto oravam e louvavam a Deus,
ocorre um terremoto que destrói a prisão em que estavam.
Assim como em Provérbios 8.17,
Atos 16.25-26 também não favorece a ideia de que a oração à meia-noite ou perto
dela desemboca em bênçãos insólitas. O texto não fala que a oração ou o horário
próximo à meia-noite é irá ocorrer o terremoto
da libertação, onde as cadeias que prendem a nossa vida irão ruir. Esse foi
o tema de uma série de pregações triunfalistas baseadas no texto de Atos na IEQ
que congreguei entre 2005-2009. O propósito da intervenção sobrenatural de Deus
através desse um terremoto foi (1) Libertar Paulo e Silas para que pudessem
evangelizar as regiões ainda não evangelizadas (veja At 16.6-12) e (2) que
através desta intervenção miraculosa de Deus, o carcereiro e sua família
pudessem ouvir o evangelho através de Paulo e serem salvos, o que de fato
aconteceu (At 16.27-34). Contudo, não estou dizendo que Deus não possa abençoar
imediatamente um cristão que ora sincera e corretamente perto das 00h00min;
Deus pode, contanto se for da sua vontade (1Jo 5.14-15). Porém, isso não é uma
regra normativa onde Deus sempre abençoa os que oram por volta das 00h00mim ou na
madrugada.
Conclusão
Não há em toda a Escritura um
horário específico de oração que Deus tenha determinado ser “especial”, onde
Ele responde com maravilhosas bênçãos, e que a fila para a oração seja menor na
madrugada. Antes, Deus nos admoesta em Sua Palavra que devemos orar
assiduamente, sem cessar. A oração é um meio de graça que Deus nos proporcionou
para nos mantermos em comunhão profunda com Ele. Deve ser um hábito em nossa vida (1Ts 5.17) e
ser realizada em qualquer horário do dia. O poder não está na oração e no horário
em que são efetuadas, mas no Deus que as ouve e responde em bênçãos. O cristão
que não ora regularmente não vai desfrutar das bênçãos da oração. A oração nos
desapega das coisas supérfluas desse mundo, nos leva cada vez para mais perto
de Deus e nos faz desfrutar da alegria da salvação em Cristo Jesus.
NOTAS:
1. Bíblia de Estudo Palavra Chave – Hebraico e Grego. Notas de Rodapé,
pág 679-680.
2. Ibid.
3. Derek Kidner. Provérbios: Introdução e Comentário, pág
75.
4. Simon Kistemaker. Atos, volume 2, pág 133.
5. Hernandes Dias Lopes. Atos, pág 305.
6. Simon Kistemaker. Atos, volume 2, pág 133.
Autor:
Leonardo Dâmaso
Divulgação:
Reformados 21